I Encontro de Vereadores do Amapá

Primeiro fórum de parlamentares municipais do Estado pautou situação das cidades.

A União dos Vereadores do Amapá – UVEAP, reuniu parlamentares dos 16 estados num encontro que objetivou a formação legislativa aos parlamentares dos 16 municípios do Amapá. O I Encontro de Vereadores do Estado, que aconteceu na quarta-feira (29), em Macapá. O encontro debateu a modernização do processo legislativo das câmaras, onde muitos vereadores relataram que a falta de internet ainda é um dos principais problemas enfrentados no legislativo municipal das cidades do interior.

A presidente da UVEAP, Aline Gurgel, abriu o evento manifestando satisfação pela presença de representante de um grande numero de participantes.

O presidente da UVB esteve presente na capital do Amapá, e destacou a importância da união como determinante para o fortalecimento do poder legislativo municipal, aproveitou para convidar os vereadores e vereadoras para a Marcha dos Vereadores 2017, que acontece em Brasília de 25 a 28 de abril próximo.

A presidente da Câmara Municipal de Amapá, Kellen Lobato, reclama que com a ausência do serviço de internet, muitos projetos de lei e processos demoram para serem tramitados, representando prejuízo para o município. Ela completa que uma iniciativa está sendo elaborada para a implantação da conexão.

“A falta de internet na Câmara dificulta para que possamos fazer coisas simples, como encaminhar processos para outras cidades, elaborar projetos de lei. O que pode ser feito em questão de horas, levam dias em nossa Câmara devido a esta dificuldade. Em muitos casos, precisamos ir para Macapá resolver situações que poderiam ser feitas pela internet”, lamentou.

Situação semelhante relata o vereador da cidade de Cutias, Vagner Barreto. Ele comenta que a cidade tem acesso a internet, mas o serviço ainda não foi implantado na Câmara Municipal e isso gera transtornos para as atividades administrativas.

“Queremos acelerar o projeto para implantar a internet na câmara, mas até para isso a falta do serviço está atrapalhando. O município precisa ser mais desenvolvido, e além da internet, a dificuldade nas estradas isola nossa cidade e dificulta o trabalho dos vereadores”, destacou.

Durante o encontro dos parlamentares, outros assuntos foram relatados, como o desenvolvimento e a manutenção do legislativo municipal e a modernização nas leis orgânicas nas cidades.

O encontro é realizado pela União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (UVEAP) em parceria com Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), com apoio da Câmara de Vereadores de Macapá.

• Presidente da Câmara Municipal de Calçoene Julio 7 Ilhas