Em Calçoene, mais de 7,4 mil eleitores voltam às urnas para eleger prefeito

Eleição neste domingo (12) começou às 8h e segue até às 17h. Quatro candidatos concorrem após Justiça impedir posse de eleito em 2016.
Em Calçoene, mais de 7,4 mil eleitores voltam às urnas para eleger prefeito

Votação será somente para prefeito e vice-prefeito no município de Calçoene

Iniciou às 8h deste domingo (12) e vai até às 17h, a eleição suplementar que vai escolher o novo prefeito do município de Calçoene, distante 374 quilômetros de Macapá. Quatro candidatos estão na disputa, que precisou ser realizada novamente por causa do indeferimento da posse do prefeito eleito em 2 de outubro de 2016 pela Justiça Eleitoral.

Mesmo com as chuvas e cheia do rio que inundou parte da cidade na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu, em acordo com os candidatos, manter o pleito eleitoral deste domingo. Nenhuma das seções eleitorais foi afetada pela inundação, o acesso até elas encontra-se desimpedido e o Exército também dá apoio, confirmou a justiça eleitoral.

De acordo com o TRE, um total de 7.423 eleitores estão aptos a votar na cidade. Os votantes estão distribuídos em oito seções eleitorais na sede de Calçoene e distritos. A expectativa da justiça eleitoral é que o resultado seja conhecido pelos moradores da cidade por volta de 19h.

A nova eleição foi necessária por causa do indeferimento do registro de candidatura de Reinaldo Santos Barros (PDT) e de seu vice, Antônio de Souza Pinto, do mesmo partido, que foram os mais votados à época. Reinaldo foi concorreu sub judice em função de uma condenação por improbidade administrativa, que suspendeu seus direitos políticos.

Atualmente a cidade é comandada pelo líder da Câmara de Vereadores, que também se candidatou à prefeitura. O assessor especial da presidência do TRE-AP, José Seixas, detalhou que a posse do prefeito e vice-prefeito eleitos deverá acontecer o mais rápido possível após a votação e o julgamento das prestações de contas da campanha.

Candidatos
Lindoval Rosário (PSC), de 43 anos, é advogado e natural de Calçoene. Ele foi o segundo mais votado nas eleições de outubro. O vice na chapa é Naldo Aurélio (PSC). Eles integram a coligação "Calçoene merece respeito", formada por PSC, PTB, PT, PC do B e SD.

José Valter Cavalcante (PV), o "Evaldo", de 59 anos, é empresário natural de Pacatuba, no Ceará, e concorre somente no PV, que não coligou. O candidato a vice é Sebastião da Silva.

Gracilene Barros (PMB), de 27 anos, é administradora e natural de Calçoene. Ela integra a coligação "Um novo caminho para Calçoene" formada por PR, PRB, PMB e PRP. O vice na chapa é Toim (PR).

Jones Cavalcante (PPS), de 45 anos, é vereador e atual presidente da Câmara da cidade. Ele é natural de Macapá e integra a coligação "Novos caminhos" formada por PPS e Rede. A vice é Ângela Avelar, da Rede.